Famílias atingidas pelas enchentes na Bahia e em Minas Gerais já começaram a receber o auxílio monetário previsto em projeto da Cáritas.

As famílias atingidas pelas enchentes em Dário Meira, Jucuruçu e Ilhéus na Bahia, e Palmópolis e Rio do Prado, em Minas Gerais, já começaram a receber os cartões multipropósito previstos no programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais, realizado pela Cáritas Brasileira.

Com o valor de R$ 3.000, os cartões podem ser utilizados em supermercados, lojas, farmácias, mercearias e demais estabelecimentos. Também é possível fazer saque de quantias em dinheiro. Ao todo, já foram cerca de 340 cartões distribuídos.

Além da entrega dos cartões multipropósito, foi realizada uma fala a respeito da organização da economia familiar, da divisão justa do trabalho doméstico, da ressignificação da vida pós-enchente e sobre os direitos emergentes dos/as atingidos/as.

As fotos são das atividades em Ilhéus (Bahia), Palmópolis e Rio do Prado (Minas Gerais).

Na cidade baiana de Ilhéus, a ação aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, comunidade de Banco da Vitória. O momento contou com a bênção de Dom Giovanni Crippa, bispo da diocese local.

Por sua vez, a distribuição dos cartões para as famílias das cidades mineiras foi realizada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio, no município de Palmópolis, e na Paróquia Bom Jesus, no município de Rio do Prado.

A seleção para o recebimento dos benefícios do programa de ajuda humanitária da Cáritas Brasileira é baseada em critérios de vulnerabilidade, voltado às famílias que perderam a moradia por completo ou tiveram o imóvel interditado pela Defesa Civil, além daquelas que perderam todos os bens materiais da residência. Esse mapeamento vem sendo realizado pelas/os agentes Cáritas, desde o mês de fevereiro de 2022.

O programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais é uma realização da Cáritas Brasileira, com o financiamento da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO), Cáritas Bélgica e Cáritas Suíça.

Fotos:

Messias Tavares – Voluntário Cáritas