Começaram em Itabuna, as homenagens a São José, padroeiro da cidade, da Diocese e da Catedral!

Um dos santos mais conhecidos e amados pelos devotos é celebrado pela  Igreja Católica neste mês de março. A Solenidade de São José, esposo de Maria e  pai de Jesus, acontece todos os anos no dia 19. O Santo ganhou ainda mais destaque na Igreja no último ano, após o Papa Francisco ter convocado o “Ano de São José”, de 8 de dezembro de 2020 até 8 de dezembro de 2021.  

Com o objetivo de preparar os fiéis para essa festa religiosa, o Portal Católico exibe  a programação do novenário do padroeiro da cidade e da Diocese de Itabuna,  no sul baiano.  

As celebrações tiveram início nesta quinta-feira, 10, e seguem até o  dia 19 de março, com o tema central que é “Igreja: Sacramento e instrumento da intima união com Deus.” Constituição Dogmática Lumem gentium”. 
 
O período especial celebrou os 150 anos da declaração do esposo de Nossa Senhora como Padroeiro da Igreja Católica. 
A 1ª noite dos preparativos para a festa do glorioso São José, iniciou  às 19h, e teve como Presidente da celebração, Dom Giovani Crippa, bispo da  Diocese de Ilhéus, do litoral sul da Bahia. A concelebração foi feita por Dom Carlos  Alberto dos Santos (bispo da diocese de Itabuna); pelo Pe. Gilvan Oliveira  (pároco da paróquia Catedral de São José); pelos diáconos permanentes da diocese de Itabuna: Trajano Oswaldo e Esmeraldo Sardinha. 

Na homilia, Dom Giovanni agradece a todos pela presença e discorre sobre o tema da noite, que segundo ele, é muito profundo. Na oportunidade, ele explica sobre um dos documentos mais importantes do Concílio Vaticano II, pois trouxe aos leigos e leigas, e à própria Igreja enquanto Instituição hierárquica – conhecida e respeitada no período pré-conciliar como uma “sociedade perfeita fora da qual não existe salvação” – uma nova imagem da Igreja como “Povo de Deus”, formada por todos os batizados em Cristo, e com Ele transformados em um Reino de sacerdotes para Deus. 

 
Às 12h, teve santa missa da Divina misericórdia. E às 19h, teve Santa Missa de abertura do novenário de São José. 
O Subtema da primeira noite foi: “O ministério da Igreja”. 
A noite foi dedicada aos Movimentos, Ministérios e serviços eclesiais diocesanos. 
Os Responsáveis: MECE (Ministros Extraordinárias da Comunhão Eucarística), Apostolada da Oração, e Mães que oram pelos filhos.  

Vale lembrar que a paróquia está seguindo todas as orientações dos Órgãos de Saúde, como o uso obrigatório de máscara facial, além de álcool em gel e o distanciamento social. 
A festa está sendo transmitida ao vivo pelas mídias sociais da paróquia. 
 
Clicando neste link abaixo, você acompanha a programação completa: 
http://portalcatolico.net/portal/diocese-de-itabuna-divulga-programacao-para-celebrar-sao-jose-confira/ 

Confira o álbuns de fotos da 1ª noite,clicando AQUI

Comentário do facebook