Dom Giovanni Crippa, Bispo eleito da Diocese de Ilhéus

Na manhã do dia 11 de agosto, o novo Bispo de Ilhéus foi nomeado pelo Papa Francisco. Dom Giovanni Crippa assumirá o cargo no lugar de dom Mauro Montagnoli, que abdicou por motivo de idade após 26 anos à frente da Diocese. O bispo emérito, dom Mauro, vai para um seminário em Campinas -SP.

Dom Giovanni é italiano e em 13 de setembro de 1981 fez sua Profissão Religiosa no Instituto das Missões da Consolata e foi ordenado presbítero no dia 14 de setembro de 1985. Sua chegada ao Brasil foi em 2000, onde cumpriu seu ministério na Arquidiocese Metropolitana de Feira de Santana como Vigário Paroquial e Pároco da Santíssima Trindade. Em 2012 foi nomeado, pelo então Papa Bento XVI, Bispo titular da Acacia e Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia tendo sua ordenação episcopal no dia 13 de maio do mesmo ano. Em julho de 2014, Dom Giovanni foi nomeado Bispo de Estância.

“Com as mesmas intenções e com humildade quero abraçar este novo desafio, assegurando-lhes desde agora minhas orações e pedindo-lhes humildemente as suas. Espero ser tudo para todos e com todos contar na missão que me é confiada”, afirmou o novo Bispo Eleito da Diocese de Ilhéus em mensagem enviada à diocese. Dom Giovanni tem como lema do seu serviço episcopal a expressão paulina: “In aedificationem corporis Christi”, ou seja, “para a edificação do Corpo de Cristo” (Ef 4, 12).

A posse canônica do novo Bispo será no dia 09 de outubro, às 10h, na Catedral São Sebastião em Ilhéus. E, nesta segunda-feira, 23 de agosto, Dom Giovanni Crippa estará ao vivo em live que será transmitida no Facebook e YouTube da Diocese.

Égila Passos

Jornalista