Reunião Geral do Clero em formato virtual

A Diocese de Ilhéus realizou na tarde desta quinta-feira (22/04 ), reunião Geral do Clero em formato virtual com a participação de 36 presbíteros e 11 Diáconos e o nosso bispo Dom Mauro Montagnoli que acolheu com alegria e entusiasmo cada membro do Clero; promovendo no primeiro momento uma escuta atenta da realidade das comunidades e os desafios dos padres e diáconos neste tempo de pandemia. Dom Mauro partilhou a experiência da 58 Assembleia Geral da conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a primeira realizada em formato totalmente virtual. O nosso Bispo fez uma explanação sobre a Animação Bíblica da Vida e da Pastoral: “Nossas Diretrizes Gerais propõem, ademais, que a evangelização pelo anúncio da Palavra se realize em “comunidades eclesiais missionárias”. É uma meta presente já na face principal do texto. Não é um ornamento. É um projeto da vida eclesial. Não se trata de um modo de fazer. É um modo de ser. Ainda o Papa: “Na atividade pastoral, se favoreça também a difusão de pequenas comunidades, formadas por famílias ou radicadas nas paróquias ou ainda ligadas aos diversos movimentos eclesiais e novas comunidades, nas quais se promova a formação, a oração e o conhecimento da Bíblia segundo a fé da Igreja. ” (VD 73).
Em seguida, realizou uma analise da campanha da Fraternidade ecumênica 2021, sua importância para as comunidades e atuação da comissão diocesana nas atividades e na elaboração do material para semana da unidade dos cristãos 2021 e o dia diocesano de oração .
Por fim, houve apresentação do Pe. Joelson Dias ecônomo da diocese dos balancetes e avisos.
Iluminados pela presença do ressuscitado nossa Diocese continua sua missão de evangelizar.