Nota de falecimento

Foto: José Nazal

Com imenso pesar comunico que, na madrugada de hoje, faleceu o querido Padre João Boaventura Oiticica, do clero da diocese de Ilhéus. Tinha 72 anos de idade e 45 anos de sacerdócio.

Padre João foi o servo fiel que cumpriu plenamente sua missão. Deus o chamou neste momento difícil por que passamos. Mas, a fé no Senhor ressuscitado nos sustenta e nos conforta sabendo que ele já goza do prêmio para os que lhe são fiéis. “E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que me deu, mas o ressuscite no último dia” (João 6,39).

Todos lamentamos a perda desse irmão querido que nos deixa belas recordações de sua presença sempre alegre e cordial. Com quem ele conviveu e por onde ele passou exercendo seu ministério sacerdotal ficaram as marcas da sua dedicação e zelo apostólico e grande sabedoria de conselheiro.

Sacerdote exemplar, amava profundamente a sua diocese e o clero, gozando de grande estima entre seus membros.

Há 7 anos sofreu problema de saúde com a paralisia do funcionamento dos rins e estes últimos anos de vida passou pelo calvário da hemodiálise. Apesar dessa limitação na saúde nunca deixou de cumprir suas obrigações de pároco na paróquia Nossa Senhora de Guadalupe na cidade de Ilhéus. Também acompanhou com muita dedicação sua função de diretor espiritual do Movimento Cursilho de Cristandade na diocese. Permanecerá indelével sua figura de pai espiritual em todos quantos, mulheres e homens, jovens e crianças que tiveram a felicidade de beber dos seus ensinamentos e cuidados.

Descanse em paz, Padre João, e seja mais um intercessor nosso junto de Deus para que sejamos fiéis à nossa vocação e missão.

Ilhéus, 28 de abril de 2020

Dom Mauro Montagnoli, CSS